terça-feira, 21 de maio de 2013

EDUCAÇÃO A DISTANCIA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA






Por Maurino Prim





A Educação a Distância constitui-se num dos mais espetaculares e revolucionários métodos de ensino que o homem foi capaz de criar. Rompe com a tradicional aula presencial, dos alunos enfileirados um atrás do outro e com limitadas possibilidades de avançarem os potenciais individuais, haja vista as condicionantes limitadoras do contexto da sala de aula.



Conhecer esta nova modalidade de ensino constitui-se num desafio para todos os profissionais da educação. Saber utilizar em profundidade todos os recursos que as tecnologias da informação nos oferecem, sem dúvida, trará um impulso significativo no aspecto qualitativo da aprendizagem.



O Computador e suas múltiplas tecnologias possibilitam uma otimização na capacidade de comunicação, seja virtual ou on-line que vão desde o simples e-mail até as mais recentes criações, tais como: twitter, blogs, MSN, Orkut, link, internet, etc. Todas elas podem ser utilizadas no processo ensino/aprendizagem. Basta criar as estratégias e mecanismos para a sua operacionalização como instrumentos didáticos da educação.



No trabalho temos a oportunidade de acesso a TV pen-drive, internet e multimídia que possibilitam dinamizar as aulas e motivar os alunos para extrapolarem a dimensão de meros recebedores de conhecimentos e transformá-los em pesquisadores autônomos mediados por um professor ou tutor. Esta prática cria um novo significado para o professor e os alunos na medida em que ambos se libertam das amarras e limitações impostas pelos modelos tradicionais de ensino.



Com o uso das tecnologias da informação, na educação, surge a necessidade de se estabelecer novos conceitos ao trabalho docente. A quebra do paradigma tradicional para uma nova relação de docência que encontra na tutoria o seu significado mais apropriado. O tutor não mais é aquele profissional que dá as coisas prontas e acabadas aos alunos, mas sim tem um papel de mediar, direcionar e conduzir o educando para uma aprendizagem qualitativa a partir de seus próprios interesses e estímulos.



Desta feita podemos conjecturar que a EAD vem trazer um novo ânimo ao processo de ensino/aprendizagem, quebrando velhas e ultrapassadas estruturas que resistem ao tempo nas escolas, entediando educador e educando.

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