segunda-feira, 25 de abril de 2011

BIOSFERA

SOS MÃE-TERRA

BIOSFERA

Você sabia que a vida, na forma como nós a conhecemos, somente existe no Planeta Terra? Sim. Somente no Planeta que nós habitamos e que carinhosamente chamamos de Mãe-Terra.
Animais e vegetais de todas as formas e tamanhos espalham-se nos mais diferentes ambientes, formando o que conhecemos como BIOSFERA, também conhecida como esfera da vida.
Mas, se a vida é uma exclusividade do Planeta Terra, cabe perguntar:
Por que ela somente acontece aqui?
A resposta é porque somente no Planeta Terra existem as condições perfeitas de equilíbrio entre os três elementos que sustentam a vida, que são: a água, o ar e os minerais. Esses três elementos, iluminados e aquecidos pelo Sol, causam uma fantástica explosão de seres que proliferam nas mais diferentes formas de animais e vegetais, além dos seres microscópicos como bactérias, fungos entre outros.
Diante disso percebemos que a vida não é algo que se sustenta por si só. Ela necessita, ela é dependente da existência dos elementos que a sustentam:
1. A Água faz parte da hidrosfera, que na forma líquida, sólida e gasosa encontra-se nos rios, nas geleiras, nos mares, na atmosfera, lagos e em outras partes;
2. O Ar faz parte da atmosfera, que é a camada gasosa que envolve a terra de onde retiramos o oxigênio, essencial para a nossa respiração;
3. Os minerais integram a litosfera, que é o chão onde pisamos e o solo que faz crescer as plantas.
Cabe ressaltar que a vida dos animais é totalmente dependente dos vegetais. São os vegetais que produzem o alimento e o oxigênio que são indispensáveis para a sobrevivência dos animais.
Lembro que o homem em sua dimensão biológica é constituído por uma natureza primordialmente animal.
Assim para cuidar da vida no Planeta Terra precisamos adotar atitudes de conservação em relação a água, do ar e do chão, mantendo-os limpos, isto é livres de quaisquer agentes poluentes.
Ajude a preservar a vida, cuide do meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário