segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Lixo - REDUZIR

SOS MÃE-TERRA

O LIXO – REDUZIR
Por: Prof. Maurino Prim
Os problemas da produção desenfreada do lixo e do seu descarte inadequado no meio ambiente podem ter como solução a prática dos valorosos princípios dos 3 R´s, que significam:
Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Agora vamos mostrar como você pode reduzir a produção de lixo. Lembramos que, em média, cada pessoa produz 1 kg por dia. Essa produção está diretamente relacionada ao nosso consumo.
Quanto mais consumimos, mais lixo produzimos. Um bom começo, então, para diminuir o lixo é diminuir o consumo. A redução do consumo ajuda na preservação do meio ambiente, porque toda a cadeia produtiva é freada, por uma lógica muito simples: Preste atenção!
1. As empresas produzem as mercadorias visando o lucro com as suas vendas.
2. Se nós não consumirmos essas mercadorias elas permanecerão nas prateleiras do comércio.
3. Em conseqüência o comerciante vai encomendar menos mercadorias ao fabricante.
4. O fabricante, para não ter prejuízo, vai produzir menos.
5. Produzindo menos diminui a retirada de matéria-prima da mãe-natureza.
6. O resultado é um meio ambiente mais conservado.
Precisamos aprender a consumir apenas o necessário. Repito: apenas o necessário.
Além de reduzir o consumo também temos que reduzir o desperdício. Desperdício é tudo aquilo que está em nossa posse e não aproveitamos para a finalidade correta.
Exemplos:
Quando fazemos bolinhas de papel para jogar no colega, quando jogamos água no chão ou deixamos a torneira aberta sem necessidade, quando não comemos todo o lanche, quando descartamos produtos que ainda servem para o uso e quando fazemos mau uso das mercadorias diminuindo a vida útil.
Com essas duas atitudes positivas: reduzir o consumo e reduzir o desperdício, você passa a ser um agente de proteção ambiental. Com isso o planeta fica mais conservado e a vida mais respeitada.
Ajude a preservar a vida, consuma somente o necessário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário