segunda-feira, 28 de setembro de 2015

FELIZ ANEVERSÁRIO - Data Querida?



FELIZ ANIVERSÁRIO! – Data querida? Depende.
Por Maurino Prim
       A comemoração do aniversário é uma prática recorrente pelo mundo a fora com uma variedade de ritos peculiares e originários da cultura e tradição de cada povo. Embora existam múltiplas formas de festejar a data de nascimento, invariavelmente elas tem por finalidade homenagear, presentear, celebrar a vida e fazer com que o aniversariante se sinta amado e acolhido pelos familiares e amigos. Nessa perspectiva justifica-se a tradicional cantiga entoada nas festas de aniversário, que se inicia com “Parabéns pra você, nesta data querida...”.
      Em caminho contrário a esses objetivos, percebe-se algumas vezes, práticas ritualísticas pervertidas e desprovidas de sentido, que consistem em impor ao aniversariante algum tipo de transtorno, perturbação, incômodo e hostilidade que, em via de regra, estão revestidas com fortes doses de violência.  Como exemplo dessas manifestações equivocadas, de mal gosto e aviltantes, citamos: 1) Aplicar chazão ou cuecão; 2) Quebrar ovos e jogar farinha na cabeça do aniversariante; 3) Trotes vexatórios.
       Em todas essas práticas há implícita uma agressão. De forma velada ou explícita caracteriza uma violência e um desrespeito para com a pessoa homenageada. Como consequência podem advir resultados danosos a integridade física do aniversariante.  No chazão ou cuecão o nível de violência é extrema. A vítima é pega a força por uma grupo de “amigos” que tentam arrancar-lhe a cueca. Inúmeros são os casos em que há lesões na genitália em decorrência dessa atitude. Ocorrem situações em que o aluno não vai para a aula no dia do aniversário para não ser hostilizado. No uso de ovo e farinha, além do desperdício de alimentos, que poderia alimentar pessoas carentes, há também o risco de danos, principalmente aos olhos. Nos trotes praticados para comemorar conquistas, como passar no vestibular, há casos que acabaram em tragédia como, por exemplo, a morte da pessoa “homenageada”       
      Enfim, FELIZ ANIVERSÁRIO, deve sempre ser uma data querida, em que a pessoa homenageada sinta o calor do carinho e admiração que os familiares e amigos tem por ela.  As demonstrações de carinho e afeto são melhor recebidos e compreendidos pelas vias do afago, do abraço e do presentear com algo que faça com que a pessoa se sinta importante e valorizada em seu círculo relacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário