quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

PARANINFO 2010



COLÉGIO ESTADUAL DESEMBARGADOR GUILHERME DE ALBUQUERQUE MARANHÃO

Palavras do Paraninfo aos Formandos/2010

Por: Professor Maurino Prim


- Ilustríssimas autoridades aqui presentes, já nominadas no início desta cerimônia;
- Ilustríssimos colegas Professores e Educadores;
- Ilustríssimos pais, familiares e amigos
- Estimados Formandos e Estimadas Formandas

O primeiro desejo que me vem a minha mente, nesta noite tão especial para vocês e para todos nós, é o de cumprimentá-los pela conquista da conclusão do Ensino Médio. Vocês estão de parabéns!
Não estou aqui querendo dizer que vocês já atingiram o topo da pirâmide educacional no Brasil. Como a própria denominação do curso já nos sinaliza, estão concluindo o Ensino Médio.  E, tomando o estímulo nos deixado pela mãe e mestra Clélia Merloni, que nos ensinara que: “todo ponto de chegada deve ser um novo ponto de partida” formulo votos para que prossigam nos estudos nos âmbitos universitários.
Porém, para demonstrar o quanto o feito de vocês  já é merecedor de distinção e comemoração, faço menção de alguns dados que fazem parte do quadro, nada agradável, da estatística educacional no Brasil.
- 9,7% dos brasileiros, com mais de 15 anos de idade são analfabetos;
- Apenas 33% dos brasileiros, com mais de 15 anos de idade, possuem o Ensino Médio;
- Somente 10% dos brasileiros possuem Curso Superior.

Embora, esses índices da estatística educacional no Brasil estejam melhorando, ainda deixam muito a desejar quando comparadas com realidades de outros países.

Prezados Formandos!
Nós estamos vivemos a era do conhecimento e de um mundo cada vez mais globalizado e dominado pelas mais diversas tecnologias. Nesse cenário, tomo as palavras do renomado filósofo e administrador Peter Ferdinand Drucker, que afirma:  A próxima sociedade será uma sociedade do conhecimento. O conhecimento será seu recurso chave e os trabalhadores de conhecimento irão construir o grupo dominante da força de trabalho.”

Outros visionários nos alertam que a velocidade do conhecimento está se transformando em algo tão avassalador que no ano de 2020, o próprio conhecimento estará sendo dobrado a cada 73 dias. "O aluno termina a faculdade e seis meses depois todas as técnicas que ele aprendeu estão ultrapassadas".

Para sobreviver nesse mundo dominado pelo absolutismo do conhecimento, só há uma saída: CONHECER.  Ou nós aceitamos este desafio e nos colocamos permanentes como aprendizes, ou corremos o risco de engrossar as estatísticas dos excluídos, dos sem emprego, dos sem oportunidades, dos sem chance de competir neste mundo dominado pela tecnologia.

Portanto, meus prezados formandos, abram bem os olhos para não perderem o horizonte dos seus sonhos, principalmente, destampem os ouvidos, que muitas vezes estão silenciados para  os mestres, pois estão tampados com os plugs auriculares dos MPes. Mantenham-se atualizados com a realidade política, econômica e social que os cerca, seja em escala local, regional, nacional e global. ( NÃO DEXEM DE ASSISTIR, DIARIAMENTE, O CAPÍTULO DA NOVELA: “O MUNDO”).  Conectem-se com o mundo ponto com, mas não deixem de ouvir as emanações que partem do fundo do coração. Amém, sintam, emocionem-se com as pequenas coisas palpáveis que estão ao seu redor. Viva a sua humanidade, sua solidariedade, sua responsabilidade enquanto ser pertencente a uma ecologia social e ambiental.

Enfim, acredite em você mesmo, pois  quem nega a si mesmo desiste de suas forças e deixa-se dominar pela derrota. Desenvolva o  potencial do inesgotável tesouro que está dentro de você.  

Um beijo no coração de vocês!
Amo vocês!
Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário