quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

PARANINFO 2013



COLÉGIO ESTADUAL DESEMBARGADOR GUILHERME DE ALBUQUERQUE MARANHÃO

Palavras do Paraninfo aos Formandos/2013

Por: Professor Maurino Prim


- Ilustríssimo Senhor Professor Antonio Mendes de Melo, Diretor do Colégio Estadual Desembargador Guilherme de Albuquerque Maranhão. Com essa menção  saúdo a todos os integrantes da mesa.
 Ilustríssimos colegas Professores e Educadores;
- Ilustríssimos pais, familiares e amigos;
- Estimados Formandos.

Esta é uma noite muito especial. Para todos nós, aqui presentes, ela tem um significado singular.  Percebe-se nos semblantes uma mistura de sentimentos e expressões que significam satisfação, alegria, vitória, conquista e realização. Eu, pessoalmente, me confesso emocionado e quero agradecer o honroso convite que recebi de vocês, estimados formandos, para apadrinhá-los nesta colação de grau.

Podemos afirmar, com um certo grau de certeza, que este momento para vocês também tem um quê  de separação. Até agora o espaço escolar do Guilherme Maranhão era o espaço do encontro diário, da partilha, da convivência, do estudo, da aprendizagem, e porque não dizer da zoação. Tudo isto, doravante, faz parte da história de vida de vocês, das experiências trocadas, dos encantos e desencantos enamorados e até as decepções e frustrações experimentadas com colegas e educadores.

A partir de agora, com o nível de escolaridade do ensino médio concluído, haverão de trilhar novos caminhos. O mundo do trabalho e do empreendimento está ao alcance das mãos. Porém, olhem para a universidade e vão em busca de objetivos maiores. Invistam em seus projetos e sonhos.  Aliás, não permitam que furtem os seus sonhos, pois eles são o combustível que impulsiona a vida.
O refrão do Hino do Colégio Guilherme Maranhão nos conduz para esta compreensão, quando expressa:
“Colégio Guilherme Maranhão
És celeiro de sonhos e de glórias
No pulsar da mais bela educação
Elevas o meu nome na história.”

Ou seja, a escola, o colégio, a faculdade ou a universidade, através da educação, transformam sonhos em realidade e trazem progresso e crescimento pessoal e social.

Sim, as nossas realizações precisam encontrar esteio no plano pessoal e social. O ser humano não se realiza somente no plano individual. Somos seres essencialmente sociais. Precisamos do outro para nos confrontar e configurar a nossa existência.  Por essa razão, cresce  a responsabilidade de assumirmos um compromisso com aquilo que chamamos de público, cuja gestão precisa ser feita com a participação de todos, no campo próprio do debate e envolvimento político. Assim, o sonho coletivo também vai criando forma e, o meio social vai se transformando num cenário onde a paz, a justiça e a solidariedade constituem os valores mais praticados.  

Portanto, estimados formandos, mantenham-se conectados com a realidade política, econômica e social que os cerca, seja em escala local, regional, nacional e global. Conectem-se com o mundo ponto com, mas não deixem de ouvir as emanações que partem do fundo do coração. Amém, sintam, apaixonem-se com as pequenas coisas palpáveis que estão ao seu redor. Viva a sua humanidade, sua solidariedade, sua responsabilidade enquanto ser pertencente a uma ecologia social e ambiental.

Enfim, acredite em você mesmo, pois  quem nega a si mesmo desiste de suas forças e deixa-se dominar pela derrota. Desenvolva o potencial do inesgotável tesouro que está dentro de você.  

Um beijo no coração de vocês!
Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário