EVOLUÇÃO DA DEMOCRACIA
BRASILEIRA – 1500 a 2013
Por Professor Maurino
Prim - Geografia
SITUAÇÃO POLÍTICA
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COLÔNIA
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MONARQUIA
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REPÚBLICA
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1500 a 1822
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1822 a 1889
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1989 a 1930
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1930 a 1964
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1964 a 1984
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1984 a 2013
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322 ANOS
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67 ANOS
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41 ANOS
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34 ANOS
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20 ANOS
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29ANOS
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Sociedade Fechada
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Ruptura para uma Sociedade Aberta
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Recuo da abertura
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Retomada da abertura
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Elite X Escravos
Colônia de Exploração
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Fortalecimento das Oligarquias
X
Enfraquecimento da Monarquia
Migrações
Abolição
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Oligarquismo
Democracia sem povo
Economia agrária-exportadora
República do Café
com Leite
República Velha
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Democracia de manipulação
populista
Ditadura Oligárquica
Getulismo
Estado Novo
Jucelino
Jânio Quadros
João Goulart
Embrião da Cultura Popular
Alfabetização e
conscientização
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Recuo antidemocrático
Regime militar
Ditadura militar
Governos Militares
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Redemocratização
Eleições diretas
Constituinte
Mobilização democrática
Eleição de Tancredo Neves -
1985
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CONFLITOS INTERNOS
E EXTERNOS
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Quilombos -1630/1695
Revolta de Beckman - 1684
Guerra dos Emboabas – 1708/1709
Guerra dos Mascates – 1710
Rebelião de Felipe dos Santos – 1720
Inconfidência Mineira – 1789
Conjuração Baiana – 1798
Revolução Pernambucana - 1817
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Confederação do Equador – 1824
Noite das Garrafadas – 1831
Cabanagem – 1835/1840
Sabinada – 1834/1837
Balaiada – 1838/1841
Guerra dos Farrapos – 1835/1845
A Praieira – 1848
Guerra do Uruguai - 1864
Guerra do Paraguai – 1865 a 1970
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Guerra de canudos – 1893 a 1897
Revolução Federalista – 1893/1895
A Revolta da Chibatada - 1910
Guerra do Contestado – 1912 a 1916
I Guerra Mundial – 1914/1919
O Cangaço – 1920 a 1938
A Revolta dos Tenentes – RJ -1922
Revolução de 1923-RS
Coluna Prestes - 1924
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A Revolução de 1930
Golpe de Getúlio – 1930
II Guerra Mundial 1939/1945
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Golpe Militar – 1964
Movimentos Sindicais – 1978
Anistia – 1979
Diretas já - 1983
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- Impeachment de Color
- Anões do orçamento
- Mensalão
- Cachoeira
- CPIs
- Fortalecimento e
funcionamento autônomo das instituições e poderes
- Combate à corrupção e a
impunidade
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FRASES:
- Os
que em nome da liberdade matam, matam a própria liberdade (Paulo Freire)
- Ao
escravo são necessários 3 PPP – Pau, Pão e Pano (Antonil)
- A
Educação e um ato de Amor (Paulo Freire)
- O
Educador educa consciências para a
Política Democrática; O Político desperta
consciências para uma Educação
Democrática (Prim)
-
RADICAL: Tem firmeza de convicção, mas aceita e respeita o contraditório;
SECTÁRIO: Quer impor a sua vontade e não respeita e não aceita o contraditório
(Paulo Freire)
- ...
educar para a decisão, para a responsabilidade política... (Paulo Freire)
-
AUTOREFLEXÃO: Conduz a uma tomada de consciência que resultará na sua inserção
na história, não como espectador, mas como ator e autor (Paulo Freire)
- O
homem sem raízes, sem endereço comandado pelos meios publicitários... (Paulo
Freire)
- O
homem estabelece uma relação de integração no mundo e com o mundo, fundando
assim a sua existência, onde o existir
ultrapassa o mero viver. Transcende. (Paulo Freire)
- A
maior tragédia do homem moderno: “O mito da publicidade faz o homem renunciar a
sua capacidade de decidir”. Segue receitas prescritas pela elite. (Paulo
Freire)
- A
mobilização democrática conduz aos interesses coletivos; A manipulação
populista conduz aos interesses privados. (Paulo Freire)
Fontes:
-
Educação como prática da liberdade – Paulo Freire – 8ª Edição – Terra e Paz,
1978;
- Toda
a história – História geral e história do Brasil – José J. de A. Arruda e
Nelson Piletti, 7ª Edição, Ática – 1997
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