domingo, 28 de fevereiro de 2010

FAMÍLIA E ESCOLA - UMA PARCERIA NECESSÁRIA

FAMÍLIA E ESCOLA – UMA PARCERIA NECESSÁRIA

Prof Prim

A educação de crianças e adolescentes é uma tarefa que se inicia em casa, tendo no pai e na mãe seus primeiros agentes. Não só por responsabilidade, mas também por amor e por desejarem o melhor para os filhos, os pais dão início ao processo educacional através de ensinamentos que constituem os elementos básicos das primeiras necessidades da criança. Ela aprende a andar, aprende a falar, aprende a comer e aprende a se relacionar com as pessoas da sua convivência. Tudo isso acontece com a assistência e supervisão dos pais atentos e zelosos para que nenhum incidente de grande monta venha a colocar em risco a integridade física e emocional da criança.
O tempo passa, o filho vai crescendo e é chegada a hora de ele ir à escola. Inicia-se aí uma nova etapa na vida da família. Se antes os pais tinham uma relativa exclusividade do processo educacional, agora, ele é algo que precisa ser partilhado com os novos agentes educacionais que começam a fazer parte da vida da criança - os Professores. Na medida em que ela cresce e vai externando as suas vontades próprias e, na medida em que mais pessoas começam a participar da vida social do educando, cresce substancialmente a necessidade de haver uma integração entre estes diversos âmbitos.
A família e a Escola são instituições sociais que trabalham diretamente com a questão educacional da pessoa. São, na verdade agentes que devem integrar-se em objetivos e estratégias para que o resultado possa ser produtivo. Essa integração deve, porém, respeitar as especificidades funcionais que caracterizam a atuação de ambas. É uma parceria que se faz necessária. Em contrário, se família e escola caminham em direções opostas, não se entendem, não partilham, não se complementam, não se ouvem e não se suportam, os resultados dessa desunião afetam diretamente a qualidade do processo educacional dos filhos/alunos.
A família e a escola precisam sentar juntas, lado a lado e vislumbrar o mundo ideal para o qual pretendem encaminhar o filho/aluno. Essa sintonia, além de necessária, tem o poder de gerar uma sinergia em que ambas as partes sairão fortalecidas. É sabido que a educação é um processo que envolve mãos que extrapolam os âmbitos da família e da escola. Porém, cabe a elas a responsabilidade de direcionar e colocar os limites necessários na caminhada do aluno/filho, a fim de ele que possa constituir-se de forma sólida, prodigiosa, eticamente equilibrada e agente de transformação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário