terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A INDISCIPLINA SOB O OLHAR DE MADRE CLÉLIA

A INDISCIPLINA SOB O OLHAR DE MADRE CLÉLIA

Por Maurino Prim


INTRODUÇÃO:
Para compreender a ação educadora de Madre Clélia, no tocante ao aspecto da indisciplina, faz-se necessário conhecê-la, em sua totalidade, na dimensão histórica, humana e espiritual.
Esta investigação tem por finalidade conhecer o seu jeito particular de ser, de sentir, de agir, de amar, de se relacionar com o transcendental, o material e o humano, para compreender a sua fórmula de manipular, com maestria, a ternura e a firmeza na consecução de seus objetivos.

1. CONTEXTO HISTÓRICO DE MADRE CLÉLIA

Clélia Cleópatra Maria Meloni, nasceu em Forli – Itália, no dia 10 de março de l861. Faleceu em 21 de novembro de 1930, com 69 anos.
Madre Clélia era contemporânea de Dom Bosco, que nasceu em 16/08/1815 e morreu em 31/01/1888, aos 73 anos de idade. Dom Bosco foi um pensador, educador e pedagogista. Cria uma eficaz obra educacional de inspiração Social. A sua obra, no campo educacional, ajudou a diminuir de forma significativa o número de analfabetos na Itália, no período de 1861 a 1911.
Quando a Madre Clélia nasceu, Dom Bosco tinha 46 anos de idade. Quando Dom Bosco morreu em 1888, Madre Clélia, aos 27 anos de idade, abre em Nervi – Gênova o 1º Orfanato para meninas pobres, com o objetivo de mantê-las, instruí-las e educá-las.
O Século XIX é um período de grandes transformações no campo político, social, econômico, cultural e religioso no cenário europeu.
É uma época marcada por rupturas, grandes inovações, mudança de mentalidade, questionamentos e direcionamentos, migrações, revolução industrial e urbanização.
A Itália vive um período de desastre econômico, com fortes impactos no campo sociail e sanitário. (analfabetismo, malária, cólera, etc)
A igreja separada do estado. Mudança de ordem moral, espiritual e religiosa em face das correntes de pensamento materialistas e ateus.
Existência de sociedades secretas liberais, fruto do iluminismo e liberalismo (maçonaria, máfia, etc).

2. MADRE CLÉLIA ENQUANTO PESSOA
Madre Clélia era dotada de um caráter enérgico, caprichoso e decidido. Essa característica ela manifesta já a partir do convívio familiar. Busca incessantemente construir o seu projeto de vida, mesmo contrariando a orientação do pai, que queria vê-la como sua sucessora na administração dos bens da família. Para concretizar o seu sonho chega a fugir de casa.
Possuía uma inteligência viva, aliada a uma personalidade forte, severa e tranqüila.
A sua constituição física era delicada e fraca. Possuía um coração sensível, cheio de amor e misericórdia.
Sua forma de ser revela uma ação que gravita entre a firmeza e a ternura, senão vejamos:
- Sua formação pessoal foi fruto de seu próprio esforço, unido à sua vivíssima inteligência e seu caráter enérgico, tenaz e forte, ao mesmo tempo humilde, sapiente e simples.
- Seus escritos, fruto de uma personalidade moldada pelo sofrimento e robustecida pela fé, denotam conhecimento e experiência de vida, revelam um espírito forte, uma vontade tenaz e, ao mesmo tempo, dócil e humilde.
- Em sua linguagem simples e original, sapiente e profunda, humana e sobrenatural, revela-se pedagoga, educadora e mestra.
- Seu modo de ser expressa e revela sempre a mesma pessoa: espontânea, vivaz, original. Fala com tranqüilidade e segurança.
- Dedicava aos órfãos uma amor especial e tratava a todas de acordo com as próprias necessidades.
- Passo leve, olhar penetrante, semblante sereno, coração pródigo. As meninas sentiam-se atraídas, como por um imã.
- O amor era o ponto de referência, o meio, o fim e a explicação de toda sua atividade.

AMOR: 1. Sentimento, Paixão.
AMOR: 2. Decisão racional e intencional de querer e fazer o bem ao próximo.
AFETIVIDADE: 1. Conjunto de reações psíquicas do indivíduo frente ao mundo exterior. (razão)
AFETIVIDADE: 2. Sentimento. (emoção)

- Usa o exemplo e o testemunho como conteúdo de sua ação pedagógica.
- Busca incessantemente viver uma vida virtuosa marcada e transformada pela: fé, esperança, caridade, humildade, pobreza, obediência, mortificação, penitência, prudência, justiça, fortaleza e perdão.
- “Quando a obediência ordena, tudo em mim se dobra”. “Na obediência, a alma repousa com abandono seguro e completo, como uma criança inconsciente e confiante entre os braços amorosos de uma terna mãe”.

Segundo o Dicionário Larousse Cultural:

“OBEDECER: 1. Sujeitar-se à vontade de; Cumprir ordens de; 2. Deixar-se conduzir; 3. Estar, Ficar sob uma força ou influência; 4. Estar sob a autoridade de; 5. Ceder, aquiescer.”

“PERSONALIDADE: Conjunto dos elementos psíquicos e comportamentais que constituem a singularidade do sujeito”
“CARÁTER: Conjunto de disposições afetivas segundo os quais um sujeito reage ao meio e que compõem sua personalidade.”
“TEMPERAMENTO: Aspecto da personalidade de um indivíduo relacionado às suas reações e disposições de modo geral.”

3. ESPIRITUALIDADE E FÉ NA VIDA DE MADRE CLÉLIA
Madre Clélia alimentava-se de energias advindas de suas fortes convicções de fé e elevada espiritualidade, para conseguir suplantar a fragilidade de sua natureza física. Nessas dimensões deixou-nos um legado riquíssimo, fruto de sua experiência pessoal, onde revela um caminho possível para a santificação. Em sua caminhada terrena deu exemplo e testemunho, assim como também ensinou que:
- Sofrimento – é sinônimo de cruz;
- Sacrifício – é a aceitação amorosa da realidade da própria existência;
- Mortificação e penitência – renunciar ou privar-se algo;
- Renúncia e despojamento de si – Deixar de lado o egoísmo e o egocentrísmo;
- Abandono e confiança – entregar-se e confiar no infinito amor de Deus e deixá-lo agir;
- Conformidade com a vontade de Deus – agir sempre de acordo com a vontade de Deus;
- Fidelidade nas provas – “Quem coloca a mão no arado e olha para trás não é digno de mim”;
- Identificação com Cristo – único modelo a ser seguido e imitado.

Madre Clélia demonstrou que a perfeição, a paz de espírito e o equilíbrio existêncial podem ser alcançados através dos seguintes meios específicos:
- Importância da vontade - estar convicto, atitudes firmes e praticar as virtudes;
- Exame de consciência – conhecer a si próprio;
- Purificação e retidão interior – estar possuído por um único pensamento: fazer a vontade de Deus;
- Serenidade e paz de espírito – paz interior;
- Recolhimento e interiorização – Fazer silêncio dentro de si mesmo;
- Disponibilidade à ação do Espírito Santo – estar aberto;
- Oração e união com Deus – estar permanentemente em sintonia com Deus;
- Santificação das ações – ação de graças.

Em termos práticos de vivência cotidiana, Madre Clélia revela o seu modo de agir nos seguintes aspectos:
- Respeito recíproco – reconhecer mutuamente os próprios defeitos;
- A prática da caridade deve ser feita – com indulgência (perdão), com semblante sereno e suave, fisionomia afável, com palavras doces e cordiais, sempre com um caráter de edificação;
- Práticas que não edificam – maledicências, zombarias aos presentes e depreciação aos ausentes;
- Se por um impulso de caridade, quiseres corrigir o próximo, não o faças jamais com o coração agitado pela paixão. Espera ficar calmo; espera o momento oportuno de estar só com a pessoa; e, antes de abrir a boca, pede a deus que te ilumine e dirija tuas palavras;
- O bom exemplo é um mútuo sustento espiritual;
- O mau exemplo é uma fonte de irregularidades e dissipações.
- O pecado está na vontade e não no sentimento.

4. PROJETO EUCATIVO DE MADRE CLÉLIA
A ação pedagógica de Madre Clélia foi totalmente fundamentada nos Evangelhos, dos quais emergem as bases do seu processo metodológico e didático: respeito à dignidade e liberdade pessoal, diálogo, abertura e comunicação. Madre Clélia não se preocupava apenas em exigir a observância de ordens e preceitos, mas agia para que cada uma fosse capaz de auto-regular o seu processo formativo.
Segundo MC, educar significa a promoção integral da pessoa. É promover o outro em sua totalidade. É uma obra de amor.

Promoção integral e total implica:
- Aprender a conhecer (Cognitivo)
- Aprender a Fazer (Psicomotor, laboral)
- Aprender a conviver (Interpessoal, social)
- Aprender a ser (intrapessoal, transcendental, espiritual)

Madre Clélia tenha uma visão própria dos âmbitos e processos que implicam a atividade educativa, como segue:
- Tipo de Escola – aberta a todos, principalmente para os mais pobres e necessitados;
- Concepção de Educação – baseada na concepção Cristã de pessoa humana;
- Concepção de Formação – sólidos princípios éticos e religiosos;
- Ensino – deve usar todos os meios que a didática e a pedagogia oferecem;
- Disciplina – deve se amena, com o uso da caridade e a doçura, mas que não ceda à fraqueza, que pode ser fatal;

RAPADURA:
É doce. Mas é dura!

ESTRUTURAS FLEXÍVEIS: São maleáveis, se adaptam e crescem.
ESTRUTURAS RÍGIDAS: São inflexíveis, quebram e morrem.

Técnicas e meios que devem ser utilizados:
- Exortações (Ação de exortar, encorajamento, animar, incentivar, estimular, induzir, convencer, advertir, admoestar e aconselhar)
- Orientações (Dirigir, guiar, encaminhar e dispor)
- Admoestações (Advertência, reprimenda, avisar e aconselhar)
- Esclarecimentos (Explicar, elucidar e informar)
- Demonstrações orais e escritas;
- Testemunho de sua própria vida.

CONCLUSÃO
Analisando a vida e a obra de Madre Clélia, percebe-se um pessoa com traços marcantes, firmes, decididos, aliados a uma forma terna, humilde, caridosa e misericordiosa de lidar com os desafios cotidianos.
Mãe e Mestra é uma referência mais do que justa e cabida para expressar a grandiosidade do seu generoso coração, perdidamente apaixonado pelos princípios evangélicos, tendo Cristo como inspirador, centro e guia de suas ações.
Seus ensinamentos, inspirados na metodologia do amor, são uma fonte inesgotável de inspiração para o fazer educativo em todos os tempos.

BIBLIOGRAFIA
- CLÉLIA MERLONI – MÃE E MESTRA, Farias, Pierpaula ASCJ, Tese de doutorado nº 94, Pontifício Ateneo “Antonianum”, 1990, São Paulo – SP.
- PREVENIR, NÃO REPRIMIR, Braido, Pietro, Ed. Salesiana, 2004, São Paulo – SP.
- DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA, Larousse Cultural, Ed. Moderna, 1992, São Paulo – SP.


Curitiba-PR, 01/12/04

Professor Maurino Prim

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